Retratos da Família real Portuguesa para o Palácio Chesmenski

O Embaixador de Portugal em Moscovo, Dr. Paulo Vizeu Pinheiro, inaugurou, no passado dia 15 de novembro no Museu Hermitage, por ocasião da Semana Cultural de São Petersburgo, a exposição “Retratos da Família real Portuguesa para o Palácio Chesmenski”, constituída por cinco pinturas de membros da família real portuguesa do séc. XVIII, da coleção permanente daquele museu. As pinturas, elaboradas por encomenda de Catarina II e da autoria de Miguel António do Amaral, referem-se a retratos de D. José I e da sua mulher, D. Mariana Vitória; da filha de ambos, Maria Francisca (futura D. Maria I) e do marido, príncipe D. Pedro (irmão mais novo de D. José I); e do filho de ambos D. José, Príncipe do Brasil.

O evento contou ainda com a exposição da versão original do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio assinado entre Portugal e a Rússia em 1787, marco fundamental das relações diplomáticas entre os dois países, disponibilizado pela Torre do Tombo.

A exposição é uma iniciativa conjunta da Sharing Foundation de Portugal, do Centro da Arte e Cultura Russa de Portugal, da ARTIS – Instituto da História das Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, e da Fundação Tretyakov, e conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Moscovo. Permanecerá aberta ao público até 15 de dezembro de 2019.

- Mais informações.

  • Partilhe