Embaixada de Portugal na Rússia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Sejam bem-vindos à página web da Embaixada de Portugal em Moscovo!

Paulo Vizeu PinheiroRegresso a Moscovo após mais de 15 anos, agora com a honrosa tarefa de representar Portugal neste grande país amigo que é a Federação Russa.

As nossas relações económicas datam do início do século XVIII, ainda com Pedro o Grande, movidas em grande medida pelo comércio dos vinhos do Douro e da Madeira. Mas é sob o reinado da Czarina Catarina II, a Grande, e de Dona Maria I, duas grandes Estadistas e visionárias, que em 1779 se estabelecem formalmente as primeiras relações diplomáticas e se trocam Embaixadores.

As relações entre Portugal e a Rússia sempre se caracterizaram pela amizade e o respeito entre os povos que os compõem. Essas relações traduziram-se em diversos tratados e acordos, conheceram também interregnos e interrupções, altos e baixos, como em todas as relações entre países que se respeitam. Mas julgo importante salientar as relações cada vez mais próximas que, juntos, temos vindo a forjar há mais de 43 anos consecutivos.

Venho com o propósito de, com a minha equipa, aprofundar as nossas relações a todos os níveis, desde o político ao económico e comercial, desde o sociocultural ao científico e educativo. Mas se este é propósito que me anima, sei também que os atores que forjam quotidianamente as nossas relações são os Portugueses que aqui vivem, estudam ou trabalham, são os nossos empresários que trabalham com ou no mercado russo, são os nossos professores ou atores educativos, os nossos investigadores, os nossos artistas.

O meu início de funções coincidiu com a 6ª Comissão Mista Económica entre Portugal e a Rússia e a assinatura do novo Acordo de Cooperação Económica e Técnica. Não tenho por isso dúvidas que o nosso caminho conjunto é o do aprofundamento dos nossos laços políticos, sociais e culturais, é o da expansão de oportunidades de negócio. É minha convicção que, no atual contexto de globalização económica, Portugal e Rússia apresentam-se como parceiros de desenvolvimento e diversificação das respetivas economias.

Nesta página web poderá encontrar informações que estimamos úteis sobre a Embaixada, sua secção consular, serviços, e desenvolvimentos na área oficial ou social. Mas esta “página” web é de vários autores ou coautores, pois pretende ser um espaço interativo de conhecimento e cooperação. Contamos pois com “redatores” portugueses e russos amigos de Portugal para enriquecer a Nossa Página.

Bem hajam.

Paulo Vizeu Pinheiro