Embaixada de Portugal na Rússia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem do Embaixador

IMG 1520 2Sejam bem-vindos ao “site” da Embaixada de Portugal em Moscovo cujo objectivo é constituir um canal permanente de comunicação com os nossos visitantes.

Completam-se em 2015 quarenta e um anos desde o reatamento das relações diplomáticas entre Portugal e a Rússia, que teve lugar logo após a Revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal. Mas o relacionamento diplomático entre os dois países é muito mais antigo e remonta ao Séc. XVIII.

Portugal e Rússia são hoje dois Estados amigos que buscam vantagens mútuas no seu relacionamento num Mundo cada vez mais globalizado e complexo. Com esse objectivo foram sendo criados os mecanismos próprios que nos permitem manter uma cooperação alargada em todas as áreas, da política à economia sem esquecer a educação, a cultura, a ciência e os intercâmbios de carácter social.

Pela minha parte, estarei sempre disponível, em conjunto com a equipa que me acompanha, para reforçar a aproximação entre os nossos países, designadamente através da promoção empresarial e cultural.

Uma palavra de especial apreço para a comunidade portuguesa aqui residente que continua a prestigiar a imagem de Portugal na Rússia, desígnio para o qual muito contribuem também os numerosos amigos russos de que aqui dispomos.

A todos desejo os maiores sucessos.

Mário Godinho de Matos

Embaixador de Portugal em Moscovo