Embaixada de Portugal na Rússia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Destaque

portugal turismo pt


comprar ptinvestir pt visitar pt


Mensagem do Embaixador por ocasião das comemorações dos 240 anos de relações diplomáticas entre Portugal e a Rússia

240 anos pt ruHá 240 anos, duas grandes Estadistas, mulheres de grande visão e sabedoria, a Imperatriz Catarina II, e a Rainha Dona Maria I, decidiram estabelecer relações diplomáticas entre a Rússia e Portugal, ligando assim formalmente duas grandes nações e dois grandes povos.

O ano de 2019 é pois um ano de comemoração e lembrança, mas também de renovadas relações, com os olhos postos no futuro, quer no plano político, cultural ou económico.

Ler mais: Mensagem do Embaixador por...

2ª Semana do cinema português em Nizhniy Novgorod de 28 a 31 de Março

190328 2 festival cinema nizhniy novgorodEntre 28 e 31 de março, terá lugar a 2ª semana do cinema português em Nizhniy Novgorod, no Centro Cultural Rekord.

O programa inclui 3 longas metragens (O Cinema, Manoel de Oliveira e eu, de João Botelho; Peregrinação, de João Botelho; Al Berto, de Vicente Alves do Ó), e uma sessão exclusiva de curtas metragens (Madness, de João Viana; Russa, de João Salavisa e Ricardo Alves; Longe da Amazónia, de Francisco Carvalho; Sara F., de Miguel Fonseca; Coup de Grâce, de Salomé Lamas).

A iniciativa deve-se ao Camões, IP, e à Embaixada de Portugal em Moscovo, em colaboração com o Centro Cultural Rekord, e a Casa de Portugal de Nizhniy Novgorod.

Exposição do pintor Santiago Ribeiro em Moscovo

190326 santiago ribeiroA capital russa volta a fazer parte da rota artística de Santiago Ribeiro. Depois das exposições apresentadas em várias capitais europeias e internacionais, as obras do pintor português estarão em exposição de 26 a 31 de março na Casa do Pintor de Moscovo, no âmbito da exposição internacional Visionary Art Trip.

Visionary Art (Arte Visionária) é um estilo de pintura que tem origem na representação espontânea do estado de consciência, de contemplação religiosa e meditativa, em mutação. Apesar do carácter estrondoso da sua designação, ilustra antes de mais o pendor do pintor pelo mundo interior, em que a fantasia, e não a realidade se torna a fonte de inspiração artística.

Para mais informações:

- visionaryarts.eu

https://youtu.be/qjerhg-saU8

“E se eu gostasse muito de morrer ” de Rui Cardoso Martins premiado em concurso literário em São Petersburgo

e se eu gostasse muito de morrerO romance E Se Eu Gostasse Muito de Morrer de Rui Cardoso Martins conquistou o 3º lugar do prémio “Melhor autor não traduzido para russo”, num conjunto de 40 autores de 21 países.

A escolha foi anunciada no passado dia 6 de março de 2019, no Centro Cultural Okhta Moll, pelo júri da décima edição do concurso “São Petersburgo a ler 2018 – Escolhemos o melhor autor estrangeiro”.

Na categoria de autor traduzido, concorreu a obra A RainhaD. Ginga e de como os africanos inventaram o mundo  de José Eduardo Agualusa, que ficou no 5º lugar.

Ler mais: “E se eu gostasse muito de...

Eleições 2019. VOTE!

eleicoes 2019Têm lugar este ano dois atos eleitorais importantes:

  • Eleições para o Parlamento Europeu - 26 de maio de 2019.
  • Eleições para a Assembleia da República - 6 de outubro de 2019.

- Para saber como votar se é Residente no Estrangeiro, clique aqui.

- Para verificar onde está inscrito, clique aqui

NOTA: A INSCRIÇÃO NO RECESEAMENTO ELEITORAL PARA AS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU PODE SER FEITA, ALTERADA OU ELIMINADA ATÉ 26 DE MARÇO!