AVISO – 25 de abril
- Detalhes
- Publicado em: abril 19, 2018
A Embaixada de Portugal em Moscovo e a Secção Consular desta Embaixada estarão encerradas no próximo dia 25 de abril, por ser feriado nacional.
A Embaixada de Portugal em Moscovo e a Secção Consular desta Embaixada estarão encerradas no próximo dia 25 de abril, por ser feriado nacional.
A Embaixada de Portugal em Moscovo e a Secção Consular desta Embaixada estarão encerradas no próximo dia 30 de março, por ser Sexta-feira Santa.
De 20 de março a 2 de abril, por iniciativa da Casa de Portugal de Nijni Novgorod, com o apoio do Camões, IP, a Embaixada de Portugal em Moscovo, e o Cônsul honorário de Nijni Novgorod, terão lugar os Dias da Cultura Portuguesa.
O programa inclui um vasto leque de iniciativas, desde leituras de obras de autores portugueses na Escola Internacional Lomonossov, atividades gastronómicas com prova de vinhos, feira de produtos portugueses, danças, em espaços mais informais, um espetáculo de teatro, e um dia exclusivamente dedicado ao turismo.
No dia 20, está prevista a inauguração de uma exposição de fotografia intitulada Pontes de Fernando Jorge, no Museu da fotografia de Nijni Novgorod.
Outro dos pratos fortes da semana é o 1º festival do cinema português de Nijni Novgorod, cuja programação incluirá 3 longas-metragens de ficção: Amor Impossível (António Pedro Vasconcelos), Zeus (Paulo Filipe Monteiro), A mãe é que sabe (Nuno Rocha), e um documentário: Aum mar de distância (Sérgio Magano).
A mostra cinematográfica realizar-se-á no Centro cultural Rekord.
1º Festival do Cinema Português de Nijni Novgorod de 22 a 25 de Março de 2018
Programa de os Dias da Cultura Portuguesa em Nijni Novgorod (formato pdf)
O romance Equador de Miguel Sousa Tavares (traduzido por Renat Valiulin nas edições do Centro do Livro Rudomino) conquistou o segundo lugar do prémio “Melhor autor traduzido para russo”.
A escolha foi anunciada no passado dia 1 de março, na Biblioteca Maiakovski, pelo júri do concurso “São Petersburgo a ler 2017 – Escolhemos o melhor autor estrangeiro”.
Na categoria de autor não traduzido, concorreu a obra Jerusalém de Gonçalo M. Tavares.
A participação portuguesa contou com o apoio do Camões IP e da Embaixada de Portugal em Moscovo.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, esteve presente, no passado dia 25, no encerramento da exposição "Senhores dos Oceanos: Tesouros do Império Português nos Séculos XVI-XVIII", a primeira exposição sobre cultura portuguesa nos Museus do Kremlin, em Moscovo.
No mesmo dia, e por ocasião desta visita, foram impostas insígnias ao correspondente da RTP em Moscovo, Evgueni Muravitch.
No dia 26, o Ministro dos Negócios Estrangeiros teve uma reunião de trabalho com o seu homólogo russo Sergey Lavrov, com vista ao reforço e aprofundamento das relações bilaterais e no quadro das organizações multilaterais.
Fotografias e Vídeos sobre a visita
Augusto Santos Silva reuniu-se com Serguei Lavrov em Moscovo
Augusto Santos Silva no encerramento da exposição "Senhores dos Oceanos: Tesouros do Império Português nos Séculos XVI-XVIII"
Augusto Santos Silva no encerramento da exposição "Senhores dos Oceanos: Tesouros do Império Português nos Séculos XVI-XVIII"
Evgueni Muravitch condecorado com a Ordem do Mérito
Augusto Santos Silva reuniu-se com Serguei Lavrov em Moscovo (video RTP)
Evgueni Muravitch condecorado com a Ordem do Mérito (video RTP)