Destaque

wta 2017 wta 2018

comprar ptinvestir pt visitar pt


Mais notíciasNotícias

BANDEIRA 240 anos

Há 240 anos, duas grandes Estadistas, mulheres de grande visão e sabedoria, a Imperatriz Catarina II, e a Rainha Dona Maria I, decidiram estabelecer relações diplomáticas entre a Rússia e Portugal, ligando assim formalmente duas grandes nações e dois grandes povos.

O ano de 2019 é pois um ano de comemoração e lembrança, mas também de renovadas relações, com os olhos postos no futuro, quer no plano político, cultural ou económico.

 

Republica Portuguesa

Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia.

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar.

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital. No Conselho da Europa, em Estrasburgo, Portugal assume o papel de país-líder, intervindo em nome da UE sempre que surge um debate sobre esta matéria.

Em coerência com o gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo, em 1867, ao abolir a pena de morte, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto, como primeiro passo para a abolição, na lei e na prática, da pena de morte.

Embaixador de Portugal apresenta credenciais no Uzbequistão

No passado dia 4 de outubro de 2019, o Embaixador de Portugal em Moscovo, Paulo Vizeu Pinheiro, apresentou credenciais, em Tashkent, ao Ministro dos Negócios Estrangeiros do Uzbequistão, Abdulaziz Kamilov, como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Portugal naquela república da Ásia Central.

À margem da cerimónia, foram abordados assuntos de interesse mútuo, nomeadamente eventuais perspetivas de cooperação, tanto no formato bilateral, como no âmbito do relacionamento UE-Uzbequistão.

As partes manifestaram interesse no aprofundamento da cooperação nas áreas política, económica, comercial, de investimento, turismo, educação, ciência e saúde pública. Foi sublinhada a importância do reforço do diálogo bilateral, tendo igualmente sido efetuada uma troca de pontos de vista sobre diversas questões da agenda regional e global.

(Fotografia: Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uzbequistão)

Cinema Português em Erevan

De 9 a 12 de outubro, terá lugar a semana do cinema português de Erevan (Arménia), no cinema Moskva. A programação inclui: Zeus (Paulo Filipe Monteiro), Peregrinação (João Botelho), O Cinema, Manoel de Oliveira e eu (João Botelho), Carga (Bruno Gascon), uma sessão de curtas metragens : Sara F (Miguel Fonseca); Madness (João Viana) ; Longe da Amazónia (Francisco Carvalho), Coup de Grace (Salomé Lamas), Russa (João Salaviza).

A mostra cinematográfica insere-se nos Dias de Portugal, iniciativa da Associação Arménia-Portugal, com o apoio do Camões, IP e da Embaixada de Portugal em Moscovo.

O conjunto de eventos prevê também mostras de gastronomia portuguesa pela mão do famoso Chefe Vasco Coelho Santos; apresentação da biografia de Calouste Gulbenkian de Jonathan Colin, no âmbito da inauguração da representação da Associação Arménia- Portugal na capital arménia.

Vistos eletrónicos para São Petersburgo e Kaliningrado

Informa-se os cidadãos nacionais que, desde 1 de julho de 2019 e 1 de outubro de 2019 respetivamente, é possível requerer vistos eletrónicos para visitar a região de Kaliningrado, e a cidade de São Petersburgo e região de Leningrado, através da seguinte ligação: http://electronic-visa.kdmid.ru/.

Para mais informações consulte o ponto referente às condições de entrada e estada na Rússia nos Conselhos aos Viajantes no Portal das Comunidades: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes.